Como começar a sua estratégia de mídia social em 10 passos

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Seja criativo, faça sua pesquisa, siga os passos abaixo e comece a planejar!

1. Conheça seus objetivos

Primeiro de tudo, você precisa pensar sobre seus objetivos de marketing e comunicação. A mídia social é essencial, mas deve ser parte de algo maior. Você precisa pensar em suas metas de longo e curto prazo que podem aumentar a sua presença no mercado, visibilidade, vendas ou até mesmo lançar seus negócios. Conhecer esses objetivos ajudará a se comunicar com o alvo certo, com a mensagem certa no canal certo.

2. Qual é o papel da mídia social

Existem tantas opções de mídia social hoje em dia que é difícil entender como isso pode ajudar sua estratégia de comunicação. Você precisa ter cuidado e não achar que é tudo a mesma coisa. Porque se você começar a postar não considerando isso, será seu primeiro erro o qual impactará toda a sua comunicação digital. Portanto, você precisa pensar sobre o papel de cada rede de mídia social na sua estratégia de um marketing mix. Se você disser que não sabe o que fazer e ou não tem um plano de marketing real desenvolvido, e muitas vezes eles só seguem o que os grandes jogadores estão fazendo. De qualquer forma, entenda que Facebook, LinkedIn, Instagram e qualquer outra plataforma são lugares para trocar com seus seguidores e não um lugar para empurrar sua marca.

3. O que seus concorrentes estão fazendo?

É hora de aprender com os erros e acertos dos outros. Olhe para os canais de seus concorrentes e tente entender o que seu consumidor pensaria, como eles estão interagindo com a comunicação e o que você tem como referência para o seu plano. Os grandes jogadores provavelmente terão o melhor conteúdo e engajamento; No entanto, eles não serão o parâmetro correto para você comparar. Olhe para eles também, mas um concorrente no mesmo tamanho, estrutura e alvo fornecerá o melhor aprendizado. E o mais importante; não copie seu concorrente! Use as informações que você obteve e comece algo exclusivo para você.

4. Quem é seu alvo?

Tenho visto muitas empresas apaixonadas pelo número de seguidores, mas esse número significativo pode ser uma mentira que não representa seu verdadeiro alvo. Pense em todas as partes interessadas envolvidas na jornada do consumidor para comprar seu produto / serviço. Lá você encontrará pessoas que precisam de sua solução: especialistas, tomadores de decisão, influenciadores, parceiros e, em muitos casos, seus funcionários. Descubra quem você alcançará nas redes sociais e onde as encontrará. Talvez no Facebook, você possa alcançar funcionários, parceiros e quem tem realmente a dor, o YouTube chegará aos especialistas e, no LinkedIn, os influenciadores e tomadores de decisão. Dependerá do seu negócio e não é uma regra. A criação de pessoas é uma ótima ideia para identificar melhor seu alvo para cada plataforma.

5. O que você pode oferecer para eles

Por que você segue a marca? Porque esta marca tenta te vender algo ou esta marca está oferecendo algo interessante para você? Tenho quase certeza que é a segunda opção, certo? Seu alvo quer o mesmo de você! Comece oferecendo algo para resolver seu problema, algo para educá-los e eles seguirão você! 42% dos consumidores tendem a comprar por causa do conteúdo educacional fornecido pelas marcas. Além disso, ouça e responda suas perguntas, elas fornecerão informações para você criar mais conteúdo.

6. Escolha o conteúdo certo

Use pessoas para criar seu conteúdo e explorar todas as possibilidades. Escreva posts de blogs e conteúdo de mídia social para cada pessoa e use muitos elementos visuais, como belas imagens e infográficos, para atrair mais atenção para sua mensagem. No Facebook você pode ser mais informal, no Instagram você precisa ser visual, e no LinkedIn, você precisa mostrar sua expertise. Tenha muito cuidado com o tom da mensagem, convide o leitor a interagir e integrar com a mensagem. Mostre que você quer aprender com eles também, certo?

Outro ponto importante é: seja esperto usando hashtags! Isso pode ajudar a aumentar o alcance do seu conteúdo no Twitter e no Instagram. Tente usar entre quatro e seis hashtags e procure por conversas existentes com alto envolvimento.

7. O vídeo é sempre melhor

Há uma projeção de que os vídeos vão fazer quase 80% do tráfego da internet até 2019. Sua marca precisa fazer parte dessa projeção! Portanto, é fácil atrair a atenção com um vídeo de 90 segundos do que com um post com 1.000 palavras. Você pode fornecer as mesmas informações, mas, com um vídeo, será fácil de entender e mais compartilhável. E se você acha que a produção de vídeos é cara, hoje em dia é possível criar um bom vídeo usando apenas o celular e alguns aplicativos. Não é a melhor opção, mas você pode fazer isso para começar, até ter a chance de fazer algo mais profissional. Não permita que sua limitação de orçamento interfira na sua criatividade. O Facebook e o Instagram Stories são bons exemplos e tendências usando vídeos facilmente.

8. Mantenha a conversa acontecendo

Lembre-se, a mídia social é uma comunicação bidirecional! As pessoas farão perguntas, comentarão coisas boas e ruins sobre sua marca. Você precisa estar preparado para respondê-las o mais rápido possível. Pode ser um pouco assustador, mas é bom! Da mesma forma que alguém pode reclamar em sua página, esse consumidor pode informar outras pessoas sobre como você resolveu seus problemas. Você pode usar as ferramentas de mídia social para promover concursos, enquetes e outras maneiras de manter a conversa em andamento.

9. Meça os resultados

Usando a técnica certa, você pode acompanhar tudo nas mídias sociais. Todas as plataformas oferecem suas análises com todo o tráfego e insights. Além disso, você pode identificar o tráfego do seu site gerado a partir do seu conteúdo de mídia social. Inicialmente será difícil, e você precisará aumentar seu conteúdo para alcançar um número satisfatório, mas quando você começar uma base fiel de seguidores, ele aumentará organicamente.

10. Ajuste o que você pode e continue

A comunicação digital é a maneira mais fácil de melhorar tudo. É um processo sem fim, no qual você precisa criar marcos para analisar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Você pode descobrir qual canal está gerando mais resultados, se seu orçamento é suficiente e se pode começar a pensar em campanhas para se concentrar em soluções específicas.

Foram apenas 10 etapas básicas para iniciar seu plano de mídia social. Você terá muito trabalho e espero que obtenha bons resultados para o seu negócio. Se for muito complicado para você e precisar de mais ajuda com o seu plano, me chame #madeinbox que terei a maior honra em ajudá-lo sempre!

 

Matéria Publicada pelo portal administradores.com, em 14/06/2018 – Direitos Reservados

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