Por que a Hospedagem de Sites é importante para os resultados de SEO

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Na hora de investir em presença online e Marketing Digital, é importante que o empreendedor invista em alguns canais básicos, tais como um site e um blog.

Sites e blogs são os pilares para que uma empresa leve conteúdo relevante para o seu público de consumidores. O primeiro é importante devido ao seu perfil institucional, capaz de comportar as informações básicas sobre o negócio.

As vantagens que esses dois formatos apresentam são várias. É impossível pensar em presença digital sem contar com ambos, mas será que basta apenas criar um site e deixá-lo lá, aguardando que os visitantes cheguem até ele por acaso?

Será que adianta apenas efetuar postagens no blog, despejar conteúdo sem procurar entender como os clientes poderão chegar até ele?

A resposta é não! Sem visualização, sem retorno do seu público, tanto um blog quanto um site serão um desperdício de tempo e não irão assegurar a tão desejada presença digital para o negócio.

No entanto, é possível evitar que o conteúdo do seu negócio seja como uma garrafa jogada ao mar aguardando ser encontrada por acaso. A solução para isso se resume em uma sigla de três letras: SEO.

Hospedagem de site e as técnicas de SEO

Você já se perguntou por que alguns sites e blogs ocupam posições privilegiadas nas primeiras páginas de resultados do Google? O motivo para isso reside nas famosas técnicas de SEO.

A sigla SEO significa Search Engine Optimization. Em português ela quer dizer Otimização para Mecanismo de Busca.

Sendo assim, o SEO consiste em técnicas que tornam o site mais visível para os algoritmos do Google e outros mecanismos de buscas, melhorando o seu posicionamento nas páginas de resultado.

De uma forma geral, tais técnicas levam em conta principalmente o uso correto de palavras-chaves, porém, SEO não se resume a isso. Ela também leva em conta mais algumas características importantes como otimizações em vários atributos de um projeto web, tais como velocidade de carregamento e Uptime.

Contudo, é aí que entra em cena a escolha de uma boa hospedagem de site. Um bom serviço de web hosting tem plenas condições de proporcionar uma velocidade satisfatória na hora de carregar um site.

Imagine um e-commerce onde o cliente clica em um produto e a página demora a abrir. O Google prioriza a qualidade da navegação e não vê com bons olhos páginas que denotam lentidão.

Por isso, um site ou blog que oferece uma velocidade de carregamento deficiente dificulta o bom posicionamento do site nas páginas de resultado.

Portanto, na hora de optar por um plano de hospedagem, verifique se ele tem recursos para melhorar a velocidade das páginas.

O mesmo vale para o Uptime, também conhecido como “tempo em atividade”. Sites que não apresentam um Uptime satisfatório também não atingem uma boa posição.

Por isso, sempre verifique se os serviços de hospedagem asseguram o máximo de Uptime para o site.

Entre as diferentes empresas de hospedagens de site, a Hostinger apresenta um excelente e seguro serviço que colabora para a performance de SEO. Os planos contam com preços competitivos e também serviços otimizados para WordPress.

As técnicas básicas de SEO

O tempo em atividade e a velocidade de carregamento, que são garantidos graças a uma boa hospedagem de site, são elementos que contribuem para o SEO. Porém, tais técnicas não se limitam apenas a isso.

O site ou o blog só poderá disputar posições melhores nas páginas de resultado do Google se também contar com outras práticas simples na hora em que o gestor criar conteúdo. Veja a seguir algumas dessas práticas.

O uso correto das palavras-chaves

Imagine uma oficina mecânica. Se ela quer ser encontrada pelos clientes que acessam o Google, deve conter nas postagens termos digitados por quem procura esse tipo de serviço na web.

Com isso, as keywords acabam se tornando o “feijão com arroz” das técnicas de SEO. São elas que vão atrair o público para o site e torná-lo mais visível nas buscas.

O ideal é saber posicioná-las no texto, no título, nos subtítulos e também na descrição das imagens. No entanto, não exagere ou “force a barra”, pois o excesso de palavras-chaves pode causar o efeito contrário em relação à otimização. 

Otimização da URL das postagens

A URL consiste no link que conduz para o site ou blog. Quando o link apresenta a palavra-chave, os mecanismos de busca o encontram com mais facilidade.

Por isso, é importante criar URL amigáveis, ou seja, fáceis de serem compreendidas, tanto para os leitores quanto para os robôs dos buscadores.

Linkagem interna e externa

A presença de links nas postagens é outro importante recurso de SEO. Há links internos, que levam o usuário para outras páginas do site, bem como a links externos, que estão em outros sites e conduzem os usuários para o seu conteúdo.

Sabendo disso, é importante poder contar com links, mas é bom saber dosar, pois o Google não considera uma experiência satisfatória de navegação um texto recheado de links.

Além disso, procure ver regularmente se os links existentes estão funcionando bem em seu site e em caso de backlinks, é bom analisar se o site em questão é confiável e seguro.

Conclusão

As técnicas de SEO são importantes, mas é sempre válido destacar que ganhar as primeiras posições nas páginas de resultado não funciona como um passe de mágica.

A busca por um bom posicionamento é um processo que deve ser trabalhado de forma constante.

Portanto, aliado com uma hospedagem de site qualificada e também paciência, as técnicas de SEO podem auxiliar o gestor a garantir uma melhor presença online para o seu negócio.


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