Dicas de Marketing Digital para Negócios B2B e B2C
- 25 de junho de 2019
- Marketing Digital, SEO
Provavelmente, quando você precisa comprar um caderno ou uma caneta, você simplesmente vai a uma papelaria e adquiri o material, de maneira simples e rápida. Porém, você já pensou que este mesmo caderno e caneta podem ser comprados por uma empresa, tendo que passar por um rigoroso e burocrático processo de compras corporativas?
Assim como os processos de compras realizados por pessoas físicas e empresas, são diferentes, as estratégias de Marketing Digital também precisam ser distintas, dependendo do público alvo da campanha. O Marketing Digital deve focar em ações específicas para cada tipo de cliente, seja ele uma empresa ou o consumidor final.
A partir desta ideia, surgem os tão famosos conceitos de B2B e B2C.
O que são negócios B2B e B2C?
B2B e B2C, são siglas que surgiram em inglês com os seguintes significados:
- B2B: Business to Business (se refere a negócios entre duas empresas)
- B2C: Business to Consumer (se refere a um negócio de uma empresa com o consumidor final)
Como o cliente da negociação é diferente no B2B e B2C, tratam-se de modalidades de negócio bastante distintas e não podem ser tratadas da mesma maneira.
Como diferenciar o Marketing Digital de Negócios B2B e B2C?
Uma das premissas de uma boa estratégia de Marketing Digital é sempre identificar quem é o público alvo da campanha. Portanto, já se sabe que o público alvo de negócios B2B e B2C são diferentes, o que confere características diferentes para cada caso.
Sendo assim, a divulgação de uma empresa através da Internet é completamente diferente entre estas diferentes modalidades de negócios. As mídias sociais a serem utilizadas, o tipo de linguagem, o conteúdo e até mesmo a apresentação de imagens, deve ser feita pensando em cada caso particularmente.
Principais diferenças de uma estratégia de Marketing Digital para B2B e B2C:
Normalmente, a comunicação com um cliente B2C é imediata, rápida e curta. Enquanto isso, nos negócios B2B, o diálogo é lento, passa por várias etapas e vários níveis de aprovação. Ou seja, B2C requer mídias virtuais que despertem no cliente a vontade de comprar no momento, enquanto o B2B necessita iniciativas de Marketing Digital mais voltadas a conquistar a confiança da empresa.
O cliente B2C toma sua decisão de compra de maneira individual e não depende de várias outras pessoas aprovando sua escolha. Já o cliente B2B precisa de aprovação de várias pessoas para tomar a decisão de compra. Isso significa que o Marketing digital voltado para o cliente B2B precisa conquistar diferentes pessoas, o que é mais complexo.
A compra de um cliente B2B é sempre em maior quantidade, portanto, precisa ser feita com mais cuidado e adotar critérios mais rigorosos. Ou seja, a estratégia de Marketing Digital volta para clientes B2B deve enfatizar as vantagens de negociar os produtos e serviços em grande quantidade, incluindo possíveis benefícios que a empresa possa oferecer a longo prazo.
O que fazer quando o mesmo produto é vendido para negócios B2B e B2C?
Para responder a esta pergunta, vamos retornar ao exemplo da caneta. Uma iniciativa digital para divulgar uma caneta para uma venda B2C, provavelmente vai focar na estética, conforto na hora da escrita, facilidade de compra, caráter exclusivo do produto, dentre outros. Estes são fatores que vão atrair pessoas para comprar uma caneta única, bonita e que lhe tragam satisfação.
Por outro lado, em uma estratégia de Marketing Digital para uma venda de canetas B2B, deve focar na funcionalidade, durabilidade e melhores condições de compra devido a aquisição de grandes quantidades do produto. No caso B2B, o mais importante é que se desperte a confiança entre os business, oferecendo sempre bons preços.
Ou seja, para empresas que vendem o mesmo produto em negócios B2B e B2C, é necessário que hajam estratégias de Marketing Digital diferenciadas para cada caso.
Marketing Digital não é uma formula pronta. O sucesso das estratégias de Marketing depende da eficácia das iniciativas e, portanto, requerem pessoas especializadas no assunto. Por isso, a InforSEO disponibiliza um canal aberto para comunicação com seus clientes, de forma a desenvolver a melhor estratégia de Marketing Digital para cada caso individualmente. Consulte a InforSEO e conte com profissionais especialistas em Marketing Digital para te ajudar a alavancar suas vendas!
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