Conheça 3 dicas práticas de como impulsionar no Instagram

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Em qualquer estratégia de marketing nas redes sociais, a mídia paga exerce um papel essencial. Por meio dela, a marca gera atração, visibilidade e reconhecimento para a empresa.

A lógica é simples: para ter sucesso, seu negócio precisa ser encontrado. Assim, investir em links patrocinados faz com que a sua organização seja diretamente encontrada pelos seus potenciais consumidores.

No caso do Instagram, não é diferente. As fotos e os vídeos curtos são ótimos para divulgar seus produtos e serviços. Ainda mais que os números da plataforma não param de crescer.

Já são mais de 800 milhões de usuários ativos no mundo, o que comprova que essa mídia não pode ser ignorada por qualquer negócio.

Neste texto, vamos mostrar, na teoria e na prática, como fazer para impulsionar no Instagram e como você aumenta o engajamento dos seus seguidores. Faremos isso por meio de dicas que você confere agora!

1. O que é o Instagram Ads?

O Instagram Ads é a plataforma de anúncios da rede social. Nela, é possível fazer propaganda de diversos elementos, como fotos, vídeos e stories. Entre os motivos que levam uma pessoa a anunciar no Instagram, vale destacar, primeiramente, o óbvio: é provável que seu cliente esteja lá.

O Instagram Ads conta com vários formatos, que incluem a geração de leads, os vídeos e até campanhas voltadas para as vendas das lojas virtuais. Para você ter certeza que será um bom negócio investir no Instagram, pense nos motivos para realizar essa ação:

  • você quer mais cliques e conversões?
  • deseja aumentar a visibilidade da sua marca nessa rede?
  • pretende aumentar as visitas no seu site?
  • busca atingir pessoas geograficamente próximas ou mais distantes?

Ter um objetivo muito claro é indispensável para você ter sucesso em sua estratégia. Em seguida, é o momento de partir para a prática.

2. Como anunciar no Instagram?

Quem já cria anúncios no Facebook terá mais facilidade, pois o processo no Instagram é o mesmo. No entanto, o processo é simples e com nosso passo a passo você poderá fazer seus anúncios.

1º passo: criar conta no Gerenciador de Negócios

Para impulsionar no Instagram, será preciso ter uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook. Caso já seja cadastrado, pode ir para o próximo passo. Se é novo na ferramenta, acesse a página do Facebook para empresas e, em seguida, “criar conta”. Com isso, basta preencher os dados solicitados (caso não tenha uma conta comercial, será necessário criar uma).

2º passo: configurar conta no Instagram

Só é permitido anunciar pelo Gerenciador de Negócios se seu Instagram estiver vinculado ao Facebook. No painel do Gerenciador, é necessário clicar em “Contas do Instagram”.

3º passo: criar uma campanha

Ainda no Gerenciador de Negócios, é necessário selecionar “criar campanha”. Você deve escolher o nome do seu de anúncio, assim como seu objetivo.

4º passo: definir orçamento e tempo de veiculação

Depois de criar seu grupo de anúncios, você deve definir o orçamento e o tempo em que a campanha será veiculada. O prazo varia de acordo com os seus objetivos, com exceção a anúncios sobre eventos, que estão vinculados a uma data pré-definida.

O pagamento pode ser realizado por meio de cartão de crédito ou boleto bancário. Essa informação deve ser indicada quando você fizer o cadastro no Gerenciador de Negócios.

5º passo: segmentar sua audiência

Para que os anúncios apresentem bons resultados, você deve direcioná-los para usuários que têm algum interesse em sua marca. Caso contrário, sua performance e a taxa conversão serão bem ruins. O Facebook oferece diversas opções de segmentação, como por exemplo:

  • idade;
  • gênero;
  • localização geográfica;
  • interesses;
  • dispositivos que a pessoa acessa;
  • públicos mais específicos (somente visitantes do seu site, por exemplo);
  • públicos afins (perfis parecidos com um com um cliente atual, por exemplo) etc.

6º passo: alterar o posicionamento

O Facebook conta com uma opção de posicionamentos automáticos. É uma configuração recomendada pela rede de Mark Zuckerberg, na qual é possível que um mesmo anúncio seja veiculado em ambas as redes.

Para evitar isso e anunciar apenas no Instagram, você deve selecionar “editar posicionamentos” e, assim, desmarcar outras possibilidades de veiculação.

7º passo: criar seu anúncio

Aqui, você tem a possibilidade de criar um anúncio do zero ou selecionar algum post do Instagram existente e impulsioná-lo. Caso crie um novo anúncio, deve escolher o formato (foto, vídeo ou carrossel) e fazer o upload dos arquivos.

Na caixa de textos, escreva suas ideias e selecione a opção “continuar”. O Instagram oferece diversas Call To Action, como:

  • reservar agora;
  • solicitar agora;
  • saiba mais;
  • fale conosco;
  • cadastre-se;
  • comprar agora;
  • assistir mais;
  • sem botão.

A escolha do CTA está associada ao seu objetivo com o anúncio.

8º passo: revisar conteúdo e publicar

Após criar o anúncio, basta apenas revisá-lo e, depois, publicá-lo. Lembre-se de verificar como o anúncio será mostrado nos diversos tamanhos de tela. Trata-se de um detalhe crucial, uma vez que os usuários do Instagram quase sempre acessam a rede pelo smartphone. Depois disso, é só clicar em “publicar”.

Pronto, parabéns! Seu anúncio está criado. Simples, não?

3. Como aumentar o seu engajamento?

Agora que você já sabe como publicar no Instagram, fique atento a algumas dicas para aumentar seu engajamento por meio desses anúncios:

  • selecione boas imagens: para ter sucesso no Instagram é primordial que as fotos sejam de qualidade. Tenha atenção a detalhes, como o enquadramento e a resolução, que fazem muita diferença;
  • aproveite os filtros: o recurso de filtros do Instagram deixa as suas fotos muito mais bonitas e pode ser usado para corrigir pequenas possíveis “falhas” das imagens;
  • use hashtags estratégicas: as hashtags são utilizadas para identificar um determinado assunto. Além disso, elas também podem deixar um post mais divertido. Uma dica para seus anúncios é criar hashtags próprias, que sejam facilmente associadas ao seu produto e marca.

 

Matéria Publicada pelo e-goi – Direitos Reservados

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