Como Utilizar o Instagram como estratégia de Marketing Digital
- 28 de agosto de 2019
- Marketing Digital
Atualmente, o Instagram é uma das redes sociais mais populares no mundo. Focado no compartilhamento de fotos e vídeos, o Instagram tem a preferência de milhões de usuários, frente a outras redes sociais, por estar sempre acessível através dos smart phones e propiciar uma experiencia mais visual do que de leitura.
Sendo assim, o Instagram tem sido usado como uma poderosa ferramenta de Marketing. Além de ser capaz de alcançar pessoas de todos os tipos, permite a aplicação de filtros que tornam as imagens mais atraentes e portanto, mais simples de editar. O Instagram também popularizou a utilização de hashtags, o que abriu uma nova porta para a divulgação de ideias e, também de produtos e serviços.
Marketing Digital através do Instagram
Fotos e vídeos são iscas muito eficazes para atrair o público. Portanto, o Instagram tornou-se um meio simples de alcançar pessoas interessadas pelo seu negócio e potenciais clientes. Se bem utilizado, o Instagram conecta as empresas aos seus clientes, estabelecendo uma relação de confiança e conforto.
A inclusão do Instagram na estratégia de Marketing Digital exige que as postagens no aplicativo sejam gerenciadas de perto, com atenção aos detalhes, cores, datas comemorativas, potencial dos seguidores, dentre outros fatores que fazem esta tarefa mais complexa do que parece.
Como garantir que o Instagram irá alcançar meu público alvo?
Apesar de ser simples de usar, a eficácia do Instagram irá depender totalmente do gerenciamento da rede e estratégia de Marketing adotada.
O primeiro passo para garantir que potenciais clientes irão ter acesso ao perfil de sua empresa, é determinar quem é o seu público alvo. A partir desta informação, será possível gerenciar o Instagram, preparando fotos e vídeos que conversem com o público e, assim, divulgar o seu produto ou negócio.
Definir o público alvo, criar estratégia de marketing e produzir vídeos e fotos, parece uma tarefa fácil. Porém, nem todas as pessoas possuem a habilidade de gerenciar redes sociais e por isso, muitas empresas optam por contratar ajuda especializada para a definição de sua estratégia de Marketing Digital baseada no Instagram.
Dicas para gerenciar um perfil empresarial no Instagram
Empresas que divulgam sua marca através do Instagram precisam utilizar as funcionalidades desta rede social para chegar cada vez mais próximos de seus clientes. Portanto, gerenciar um perfil de Instagram exige conhecimento das ferramentas oferecidas pelo aplicativo e ainda habilidades fotográficas.
Gerenciar um perfil no Instagram de forma a obter resultados de vendas pode ser bastante desafiador.
Confira algumas dicas:
- Planeje suas postagens com antecedência
- Utilize hashtags que atraiam sua clientela (é muito importante conhecer bem o público alvo)
- Produza fotos e vídeos de qualidade (se possível, utilize os serviços de um fotógrafo profissional)
- Nunca copie fotos e imagens de outros perfis
- Seja criativo
- Aprenda a utilizar as ferramentas de alcance para encontrar seus clientes
- Aproveite o crescimento orgânico para alcançar cada vez mais seguidores
- Tenha seguidores reais e não apenas perfis falsos
- Nunca compre “likes” porque este tipo de crescimento da rede não irá gerar vendas
- Este atento as datas comemorativas e faça postagens relacionadas a elas
- Crie uma hashtag para a sua marca e incentive as pessoas a utilizá-la
- Aplique técnicas de SEO nos textos do Instagram
- Faça parcerias com pessoas que são consideradas influenciadores no Instagram
Como popularizar o perfil da empresa no Instagram?
O mais importante para atrair seguidores no Instagram é formatar um perfil atraente, que ofereça conteúdo relevante ao público alvo. Portanto, todo o gerenciamento do Instagram deve ser focado na produção de conteúdo de qualidade. Além disso, é muito importante monitorar os resultados obtidos a partir deste conteúdo.
O monitoramento dos resultados pode ser feito pelas ferramentas disponíveis no próprio Instagram ou aplicativos adicionais. Estas ferramentas são capazes de medir o número e relevância dos seguidores, e ainda monitorar quais as melhores postagens, qual o melhor horário para postar, qual o tipo de imagens preferido pelo público alvo, dentre outras informações que possibilitam a melhoria contínua da estratégia marketing.
Além disso, também é possível automatizar postagens, fazem ranking com os principais seguidores, conectar o Instagram a outras redes sociais, colocar links com outros sites (dependendo do número de seguidores), divulgar conteúdos através dos stories, abrir canais de comunicação direta com os seguidores, etc.
Para conseguir fazer o gerenciamento adequado do Instagram, é necessário ter bastante conhecimento do aplicativo ou contar com consultores especializados. Se você quer utilizar o potencial do Instagram na divulgação do seu negócio, faça uma consulta sem compromisso com os especialistas da InforSEO e saiba como elevar seus resultados através do Instagram!
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